Foi ali no cenáculo que Jesus falou aos seus discípulos: "Não se turbe o vosso coração" (Jo 14:1). Outras versões dizem: "Não se perturbe o vosso coração". A Bíblia na Linguagem de Hoje registra: "Não fiquem tristes e preocupados". A paráfrase da Bíblia Viva afirma: "Que os corações de vocês não fiquem aflitos".
Embora menos usado, o verbo turbar parece ser mais próprio que o verbo perturbar. Turbar significa resolver, agitar, transtornar, inquietar,desassossegar, sentir grande comoção, abalar-se, tornar-se sombrio. E é tudo isso que Jesus está pedindo que seus discípulos não façam.
O momento era muito próprio para um conselho desta natureza. Estavam todos perplexos com a revelação de que um dos doze estava traindo a Jesus e que esse apóstolo era Judas, cujo verdadeiro caráter ninguém conhecia até então. Também porque havia revelado que Pedro o negaria três vezes ainda naquela noite e asseverado: "Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferireis o pastor,e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas" (Mt 26:31).
O pior, porém, estava para acontecer em seguida. Aquele que operava sinais extraordinários, transformado água em vinho, multiplicado pães e peixes, acalmado o vento e as ondas do mar; aquele que curava toda sorte de enfermidade, ressuscitava mortos, chamava de hipócritas os escribas e fariseus, pregava com autoridade, perdoava pecados, se aproximava de publicanos e pecadores, se apresentava como o enviado de Deus; aquele que, inúmeras vezes, escapou de ser preso e morto - seria entregue nas mãos dos homens para ser preso, zombado, espancado, humilhado e morto naquele mesmo dia. Na mente ainda tacanha e incrédula dos discípulos, isso interromperia o ministério triunfante de Jesus. eles não estavam levando em consideração a ressurreição do Mestre ao terceiro dia, tantas vezes anunciada pelo próprio Senhor. Era essa omissão que tornava aquele período de turbulência extremamente difícil. Três dias depois, o Senhor ressuscitou, como havia dito, e aquela turbulência acabou.
Em meio a uma turbulência qualquer daquele ou de outro porte, menor e mais suave, as palavras de Jesus devem ser levadas em consideração: "Não se turbe o vosso coração".