domingo, 6 de novembro de 2011

TURBULÊNCIA

   Foi ali no cenáculo que Jesus falou aos seus discípulos: "Não se turbe o vosso coração" (Jo 14:1). Outras versões dizem: "Não se perturbe o vosso coração". A Bíblia na Linguagem de Hoje registra: "Não fiquem tristes e preocupados". A paráfrase da Bíblia Viva afirma: "Que os corações de vocês não fiquem aflitos".
   Embora menos usado, o verbo turbar parece ser mais próprio que o verbo perturbar. Turbar significa resolver, agitar, transtornar, inquietar,desassossegar, sentir grande comoção, abalar-se, tornar-se sombrio. E é tudo isso que Jesus está pedindo que seus discípulos não façam.
   O momento era muito próprio para um conselho desta natureza. Estavam todos perplexos com a revelação de que um dos doze estava traindo a Jesus e que esse apóstolo era Judas, cujo verdadeiro caráter ninguém conhecia até então. Também porque havia revelado que Pedro o negaria três vezes ainda naquela noite e asseverado: "Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferireis o pastor,e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas" (Mt 26:31).
   O pior, porém, estava para acontecer em seguida. Aquele que operava sinais extraordinários, transformado água em vinho, multiplicado pães e peixes, acalmado o vento e as ondas do mar; aquele que curava toda sorte de enfermidade, ressuscitava mortos, chamava de hipócritas os escribas e fariseus, pregava com autoridade, perdoava pecados, se aproximava de publicanos e pecadores, se apresentava como o enviado de Deus; aquele que, inúmeras vezes, escapou de ser preso e morto - seria entregue nas mãos dos homens para ser preso, zombado, espancado, humilhado e morto naquele mesmo dia. Na mente ainda tacanha e incrédula dos discípulos, isso interromperia o ministério triunfante de Jesus. eles não estavam levando em consideração a ressurreição do Mestre ao terceiro dia, tantas vezes anunciada pelo próprio Senhor. Era essa omissão que tornava aquele período de turbulência extremamente difícil. Três dias depois, o Senhor ressuscitou, como havia dito, e aquela turbulência acabou.
   Em meio a uma turbulência qualquer daquele ou de outro porte, menor e mais suave, as palavras de Jesus devem ser levadas em consideração: "Não se turbe o vosso coração".

2 comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    ARAUTINHO

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA ,STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  2. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir